Tecnicas em amostras
1.2) Censo: é a coleta exaustiva de informações das unidades populacionais.
1.3) Amostragem: é o processo de retirada de informações dos "N" elementos amostrais no qual deve seguir um método criterioso e adequado.
2)Definir Parâmetros e estimativas:
2.1) Parâmetro é um valor numérico usado para descrever uma característica da população. Média, proporção, mediana são exemplos de parâmetros que podem ser usados em estudos empíricos. Podemos descobrir, por exemplo, quantas alunas da faculdade integrada de santa maria (população) são casadas e tirar uma média para ter uma idéia da representatividade deste número.
A estatística descritiva é um resumo numérico usado para descrever uma característica da amostra. Quando falamos em estatística inferencial estamos nos referindo a utilização destes dados extraídos de uma dada amostra para fazer inferências sobre a população. Mais uma vez nos utilizando do exemplo dado acima, poderíamos selecionar aleatoriamente 50 alunas (amostra) e descobrir quantas são casadas. A partir deste número, poderíamos pensar numa proporção de casadas no departamento.
Uma maneira de avaliarmos o quão próximos estamos das características reais da população é trabalhar com intervalo de confiança. Quanto maior o intervalo de confiança menor é a chance de erro, porém menos preciso é o estudo.
2.2) A estimativa é um processo em que uma amostra é selecionada, mede-se as estatísticas necessárias, como por exemplo, a altura média e desvio padrão da amostra. Então é feita uma inferência, ou seja, um processo de generalização, dizendo que a partir da média da amostra será possível concluir que ela será a média da população. Em outras palavras, com os dados da amostra tira-se conclusão da