trabalho de quimica
São também conhecidos como açúcares, glicídios, e hidratos de carbono. Apresentam estrutura química formada por carbono, oxigênio e hidrogênio. O açúcar (de mesa), as massas, as batatas, o arroz e as fibras vegetais são essencialmente constituídos por carboidratos. Servem como fonte energética para as células, entra na constituição de ácidos nucleóticos e apresentam função estrutural, como a celulose vegetal. Os carboidratos são divididos em três grandes grupos: monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos.
Monossacarídios:
São açúcares simples formados por moléculas pequenas. Obedecem à fórmula geral: Cn(H2On’) em que entre n varia entre três a sete átomos.
Além dos nomes genéricos, os monossacarídios têm nomes específicos, de acordo com suas características químicas. Glicose, frutose e galactose; eles são hexoses, isto é, monossacarídios com 6 carbonos na molécula. Por outro lado, a ribose presente no RNA é um monossacarídios do tipo pentose. Polissacarídeos:
Correspondem a moléculas formadas pela união de dez monossacarídeos. Os principais são:
Celulose: é um polissacarídeo estrutural que participa da composição da parede celular de células vegetais. É uma molécula constituida por mais de 4000 glicoses.
Quintina: sua função estrutural principalé formada a parede celular das células dos fungos e do exoesqueleto de artrópodos. Além de carbono, hidrogênio e oxigênio, possui nitrogênio em sua estrutura.
Amido: é a principal substância de reserva vegetal com função energética. Sua molécula é composta de um número superior a 1400 glicoses.
Glicogênio: é uma substância de reserva dos animais e dos fungos. Sua molécula é constituida por mais de 30000 glicoses.
Oligossacarídeos:
São moléculas formadas pela junção de dois dez monossacarídeos. Entre os oligossacarídeos, destacamosos dissacarídeos como os mais importantes. Os