trabalho da igreja
Até os dias de hoje encontram-se resquícios desta pedagogia baseada na EDUCAÇÃO TRADICIONAL, onde muitas escolas investem no ensino "decoreba", em que os conteúdos já vêm pronto para os alunos “ingerirem”, na forma, principalmente, de livro didático. O negocio é copiar, memorizar, nem sempre havendo um real aprendizado.
Trata-se de uma “Pedagogia da Transmissão”, em que os conceitos são passados para os alunos ao invés de construídos por eles. Aqui a opinião dos estudantes não tem muito valor; seu dia-a-dia não é levado em conta; fazendo que em muitos casos, os conteúdos sejam desinteressantes e facilmente esquecidos ou deletados de suas mentes; não sendo significativos, ou seja, não remetem a sua realidade e não faz ponte com conhecimentos já construídos por eles.
Nas escolas que seguem esta tendência. o produto é mais importante que o processo. Exemplo disso é o que a maioria dos estudantes mais almejam é passar de ano. Aqui o “10” tem um importante valor, que é o da premiação (diversão...), enquanto o “0” é sinônimo de castigo e estudar, é o caminho para “ser alguém na vida”.
Para mim o ESTUDO ERRADO tem suas origens no fato das escolas costumarem limitar as pessoas a fim modela-las de acordo aos interesses da elite político-econômica do país, sendo esta por muito tempo a principal meta das escolas. Desta forma podando as crianças desde pequenas, servindo de precaução para que no futuro estas não entrem em conflito com seus interesses.
Até os dias de hoje encontram-se resquícios desta pedagogia baseada na EDUCAÇÃO TRADICIONAL, onde muitas escolas investem no ensino "decoreba", em que os conteúdos