TRABALHO DE QUIMICA RADIOATIVIDADE 2
1-O QUE É RADIOATIVIDADE?
2-REAÇÃO NUCLEAR DE FISSÃO
3- REAÇÃO NUCLEAR DE FUSÃO
4- MEIA-VIDA
5- USO DA RADIOATIVIDADE NA MEDICINA
1-A radioatividade é definida como a capacidade que alguns elementos fisicamente instáveis possuem de emitir energia sob forma de partículas ou radiação eletromagnética.
A radioatividade foi descoberta no século XIX. Até esse momento predominava a ideia de que os átomos eram as menores partículas da matéria. Com a descoberta da radiação, os cientistas constataram a existência de partículas ainda menores que o átomo, tais como: próton, nêutron, elétron.
A radioatividade natural ou espontânea ocorre através dos elementos radioativos encontrados na natureza (na crosta terrestre, atmosfera, etc.). Já a radioatividade artificial ocorre quando há uma transformação nuclear, através da união de átomos ou da fissão nuclear.
2-Reações nucleares.Não existe conservação de massa nessas reações. A massa do produto não é igual ao do reagente porque a massa que é convertida em energia ( Um principio de Einstein- E=m.c^2 )
Fissão: começou a ser pesquisada na década de 1930 e depois passou a ser estudada para uso militar. Daí surgiram as atômicas de Hiroshima e Nagasaki. Em 1957, foi inaugurado o primeiro reator de fissão nuclear para gerar energia É O PROCESSO EM QUE O NUCLEIO DE UM ELEMENTO RADIOATIVO É BOMBARDEADO POR UM NEUTRON. ESSA COLISAO CRIA UM ISOTOPO DO ATOMO,TOTALMENTE INSTAVEL, QUE SE QUEBRA FORMANDO DOIS NOVOS ELEMENTOS E LIBERANDO GRANDE QUANTDDADES DE ENERGIA. a desvantagem Produz lixo atômico, é radioativo, o lixo atômico é o elemento que sai da fissão. A vantagem é que você pode controlar a reação e é utilizada em usinas nucleares
3-FUSAO: A fusão começou a ser estudada na década de 1930, e, nos anos seguintes, as pesquisas tinham a intenção de criar armamentos militares, que só começaram a ser testados nos anos