Radioatividade na agricultura
ITALO MACHADO DE SOUZA DA SILVA
RADIOATIVIDADE NA AGRICULTURA
Trabalho apresentado para a
Disciplina de Física, para o
Curso de Agronomia.
Professora: Marcela Tormena
Campo Mourão
Maio/2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO...................................................................................................2
2. RADIOATIVIDADE NA AGRICULTURA.....................................................3
3. CONCLUSÃO......................................................................................................5
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA........................................................................6
2
1. Introdução
No presente trabalho iremos descrever algumas formas de utilização na agricultura e em seus processos de industrialização.
A irradiação na agricultura tem se desenvolvido com o intuito de assessorar o agricultor. O cuidado com a quantidade de nutrientes por planta é um dos fatores em que se é usado à radioatividade, segundo Jennifer Fogaça, o P-32 (fósforo) é utilizado como radiotraçador para diagnosticar estas falhas na cultura.
O diagnostico preciso, dará ao agricultor resultados, onde será possível entender o crescimento das plantas e, com isso, atuar de modo a aperfeiçoar-lo, aumentando a produção e encurtando o tempo entre o plantio e a colheita. (FOGAÇA. Radioatividade na Agricultura.
Disponível
em:
<
http://www.alunosonline.com.br/quimica/radioatividade-na-agricultura.html>. Acessado em Maio 2015).
Para o controle e exterminação de algumas pragas, a radioatividade esta sendo usada para causar a esterilidade nos machos da espécie, segundo Jennifer Fogaça, após este processo serão liberados no ambiente, onde irão competir com machos normais, assim causará uma baixa reprodução.
No solo, a radiação é usada para determinar a densidade aparente de solo e da umidade do solo, baseada na absorção da radiação gama. (REICHARDT. Uso da radiação gama na determinação da densidade aparente e da umidade do solo. São
Paulo.