Radioatividade
Radioatividade.
A radioatividade foi descoberta pela construção do tubo de raios catódicos (De eletrons). Essa descoberta se deu acidentalmente, em 1896, por Becquerel que descobriu a radioatividade natural, ao analisar o sulfato duplo de potássio e uranila: K2(UO2)(SO4)2.
Já no ano de 1898, Marie Curie e seu marido Pierre, conseguiram identificar o urânio, o Polônio (que é 400x mais radioativo que o urânio) e logo depois veio o rádio (que ainda chega a ser 900x mais radioativo que o urânio).
Entre 1898 e 1900, Ernst Rutherford e Paul Villard, utilizando um dispositivo descobriram pelo comportamento frente às placas carregadas, que a emissão das substâncias radioativas por natureza poderiam ser de três tipos: Radiação Alfa, Radiação beta e Radiação Gama.
Tipos de Radioatividade:
· Radioatividade natural: é aquela que se manifesta nos elementos radioativos e nos isótopos (átomos com o mesmo valor atômico) que se encontram na natureza e poluem o meio ambiente. Ex: a luz solar.
· Radioatividade artificial: é aquela que é provocada por transformações nucleares artificiais, produzida pelo homem. Ex: a bomba atômica.
Natureza das Radiações:
· Radiações alfa: São partículas constituídas por dois prótons e dois nêutrons. Apresentam velocidade de aproximadamente 20000 km/s, possuem grande energia, mas tem baixo poder de penetração, sendo barradas por uma folha de papel ou por uma lâmina de alumínio.
· Radiação beta: São partículas de elétrons acelerados emitidos pelo núcleo. Admite-se que as partículas betas sejam formadas a partir da decomposição de nêutrons