Aplica O Da Radioatividade
Marcia Simone
Aplicação da radioatividade Medicina e agricultura
londrina
2014
iNTRODUÇÃO
A radioatividade tem como definição, determinados tipos de elementos químicos radioativos, que emitem radiações, esse fenômeno pode ocorrer de forma artificial ou natural. Na forma natural, ocorre através dos elementos radioativos encontrados na natureza, como por exemplo na crosta terrestre e atmosfera. Enquanto na forma artificial ocorre quando há uma tranformação nuclear, através da união de atomos ou da fussão nuclear.
A liberação dessa energia radioativa acontece quando há uma transformação do núcleo instável e o núcleo começa a perder partículas alfa, beta ou raios gama.
A radioatividade trouxe vários benefícios para os seres humanos, apesar dos efeitos nocivos a saúde, ela está presente em muitas áreas, como na medicina e agricultura.
aplicação da radioatividade na medicina e na agricultura
Ao decorrer do tempo a radioatividade vem se expandindo em nosso meio social, deste modo na medicina não seria diferente. A forma da radiação mais conhecida em diagnósticos médicos é a radiografia dos ossos através do uso de raios x. Além disso, são usados isótopos para diagnósticos, tratamentos e detecção de drogas e hormônios no organismo.
Na medicina é comum introduzir no organismo de alguns pacientes, radioisótopos artificiais, denominados radiotraçadores. Recebem esse nome porque, ao serem transportados pelo corpo da pessoa, emitem radiações que permitem seu monitoramento, sabendo por onde passaram e onde se depositaram, permitindo que o radiologista faça um mapeamento de orgãos.
Um exemplo de radioisótopos é o iodo-131 que é usado no tratamento de câncerde tireóide, pois, por se acumular nesse orgão, suas radiações gama destroem as células cancerígenas. Obtemos, na Fig.l, outros exemplos de