Marie Curie
•
volume 3 número 2 p 1 - 11
As descobertas científicas de Marie Curie e o seu
Fernando P Carvalho
●
legado à ciência e à humanidade
O ano de 2011, Ano Internacional da Química, é também o centenário da atribuição do
Prémio Nobel da Química a Marie Curie pela descoberta do polónio e do rádio. Para além
Instituto Tecnológico e Nuclear, Sacavém,
Portugal
das descobertas científicas, Marie Curie empenhou-se nas suas aplicações práticas e, em particular, na utilização do rádio no tratamento do cancro. O seu esforço foi compensado com a criação do Instituto do Rádio em Paris, iniciativa rapidamente replicada em muitos países. Com a invenção da radioterapia e da curieterapia, o caminho aberto por Marie Curie permitiu o desenvolvimento de novas aplicações de radionuclidos na medicina e no combate ao cancro. O trabalho científico de Marie Curie (1867-1934) permanece um exemplo de plena atualidade.
Palavras-chave
Marie Curie
Ano Internacional da Química radionuclidos Polónio
Rádio
medicina
●
carvalho@itn.pt
ISSN 1647-323X
ambiente e saúde
INTRODUÇÃO
O centenário do Premio Nobel de Química atribuído em 1911 a Marie Curie, é uma efeméride digna de nota.
A UNESCO, organismo das Nações Unidas, declarou 2011 Ano Internacional da Química e escolheu-a para lema das atividades. Esta escolha não poderia ser mais oportuna numa época em que, na esteira da descoberta do rádio e da sua aplicação no tratamento do cancro, progridem rapidamente as aplicações de radioisótopos na medicina. Para além disso, é sempre oportuno relembrar o trabalho de Marie Curie e destacar o exemplo do seu trabalho científico - fundamental e aplicado - e o contributo significativo que trouxe para a melhoria das nossas vidas. É esse o propósito deste artigo.
O INÍCIO DE UMA PRODIGIOSA CARREIRA CIENTÍFICA
E A DESCOBERTA DA RADIOATIVIDADE
Maria Sklodovska (Curie) nasceu em 1867 em Varsóvia, na Polónia. Filha de um professor de matemática e física e de uma diretora de escola, era a mais nova dos 5