MODULO 1 CHASSI
HISTORIA DO CHASSI
Primeiro Chassi
O primeiro automóvel da historia foi criado na
Alemanha por Karl Benz no ano de 1886 e possuía um chassi de madeira.
Durante o movimento do veículo, o chassi fica sujeito a esforços mecânicos variados e complexos, sendo assim o chassi de madeira foi modificado pois a madeira não apresenta boa resistência a tais fatores.
Benz Patent-Motorwagen
Chassi de longarina
Este tipo de chassi é constituído por duas longarinas paralelas, ligadas entre si através de travessas simples ou dispostas em forma de cruz, utilizado em 100% dos utilitários, por ser bastante resistente e suportar grandes cargas.
Chassis de Longarinas
• Formato em “U” ou duplo “T”;
• Sofre esforços de tração, compressão, flexão, torção e efeito tesoura;
• O chassis deve conter elevada rigidez, boa resistência a fadiga, deformação e um peso relativamente pequeno.
Tipos e Aplicações
Chassi com longarina
CHASSI COM LONGARINAS
Exemplos
Chassis em “X”
O modelo clássico de chassi, utilizado desde a década de 1930, consiste em longarinas laterais em forma de U, combinadas com reforços transversais em forma de X, que proporcionam uma maior resistência à torção. Atualmente são utilizadas, em geral, seções retangulares para as longarinas laterais e para os reforços transversais em forma de X, o que lhes confere ainda maior resistência.
Com estas estruturas o piso tende a ser alto.
Os chassis dos automóveis americanos apresentam, em geral, os elementos resistentes na periferia para que o piso seja baixo. Esta disposição consiste basicamente num retângulo aberto formado por elementos de seção retangular, sendo os lados menores do retângulo fabricado, de modo a aumentar a resistência à torção, que de outra forma seria pequena.
Alguns fabricantes utilizam tubos de aço de grande diâmetro, em vez dos elementos em forma de U ou retângular, já outros soldam um grande número de tubos de pequena seção para conseguir uma estrutura tridimensional leve mais