Estatica da estruturas
Figura 1 – Caminhão Baú
Os pneus são os pontos de apoio do caminhão no chão e a pressão em cada pneu depende da força de reação do solo. Considerando que a massa da carga, bem como a da carroceria e da cabina, sob a ação da gravidade, apliquem no chassi do caminhão uma carga distribuída e considerando que os pneus se comportem como os apoios simples mostrados na figura 2, determine: A. As reações que os pneus irão aplicar no chassi. B. Os esforços solicitantes na seção do chassi na posição em que termina a cabina e começa a carroceria (seção S indicada na figura 2).
45 kN/m 20 kN/m
S
0,5m
0,5m
4m
1m
Figura 2 – Carga no chassi do caminhão.
A. As reações que os pneus irão aplicar no chassi. ⁄ ⁄
(
⁄
)
(
⁄
)
(
)
B. Os esforços solicitantes na seção do chassi na posição em que termina a cabina e começa a carroceria (seção S indicada na figura 2).
Questão 2: Um sistema para elevação de cargas, como o mostrado na figura 1 é usado como equipamento auxiliar no reparo de tubulações das redes de água e esgoto na cidade de São Paulo. Estes equipamentos possuem um carro de carga que desliza na viga principal possibilitando que a carga se movimente por todo seu comprimento.
Viga principal
Carro de carga
Figura 1 – Equipamento de carga
Para o equipamento a capacidade de carga estabelecida é de 20 kN e as colunas, que são os apoios da viga, se comportam como os representados na figura a seguir. Determine para esta situação, os diagramas de esforços solicitantes para a viga principal.
20 kN
3m
3m
N
V
M
20 kN 40 kN
20 kN
3m
3m
N
20 kN
V
20 kN 60 kNm
M
Questrão 3: A capacidade de carga de um guindaste está associada ao seu equilíbrio quando da movimentação da carga. Por este fato,