3 SEMESTRE G
OBEJTIVOS:
-COMPREENDER O PROCESSO DE GAMETOGÊNESE
Conceitoformação dos gametas que são as células responsáveis pela reprodução.preparam as células sexuais para o processo de fertilização (união dos gametas masculino e feminino).as células germinativas diploides sofrem meioses e dão origem aos gametas haploides(espermatozoides e ovócitos).a primeira divisão meiótica é reducional,visto que reduz o numero de cromossomos de diploide para haploide através do pareamento dos cromossomos homólogos.a segunda divisão segue a primeira sem uma etapa de replicação intermediária do dna.cada cromossomo se divide e cada metade (cromátide) é mandada para um polo diferente.dessa maneira,o número haploide de cromossomos é mantido.
IMPORTÂNCIA DA MEIOSE MANTEM O NUMERO DE CROMOSSOMOS CONSTANTE;POSSIBILITA DISPERSÃO AO ACASO DE CROMOSSOMOS MATERNOS E PATERNOS ENTRE OS GAMETAS.POSSIBILITA O CROSSING OVER DE SEVMENTOS CROMOSSOMICOS QUE MISTURA OS GENES E LEVA A RECOMBINAÇÃO DO MATERIAL GENÉTICO( AUMENTA VARIABILIDADE).
ESPERMATOGÊNESETRANSFORMAÇÃO DAS ESPERMATOGÔNIAS EM ESPERMATOZÓIDES .COMEÇA NA PUBERDADE E VAI ATÉ A VELHICE; A espermatogênese divide-se em quatro fases:
Fase de proliferação ou de multiplicação: Tem início durante a vida intra-uterina, antes mesmo do nascimento do menino, e se prolonga praticamente por toda a vida. As células primordiais dos testículos, diplóides, aumentam em quantidade por mitoses consecutivas e formam as espermatogônias .
Fase de crescimento: Um pequeno aumento no volume do citoplasma das espermatogônias as converte em espermatócitos de primeira ordem, também chamados espermatócitos primários ou espermatócitos I, também diplóides.
Fase de maturação: Depois da primeira divisão meiótica, cada espermatócito de primeira ordem origina dois espermatócitos de segunda ordem (espermatócitos secundários ou espermatócitos II). Como resultam da primeira divisão da meiose, já