Discutindo com professores uma abordagem diferenciada para o assunto Radioatividade.
Ensino de química - fazer com o compreenda que a radioatividade permeia a sua vida.
TEMA DE ESTUDO DO PROFESSOR
Ensino/aprendizagem de conceitos de química na escola: Radioatividade.
TÍTULO
Discutindo com professores uma abordagem diferenciada para o assunto Radioatividade
RESUMO
O projeto de ensino em questão foi realizado na Universidade Federal Rural de Pernambuco, com o intuito de melhorar a maneira com que o conteúdo de Radioatividade é aplicado nas aulas de Química do Ensino Médio. Foram realizadas pesquisas nas quais notou-se que havia uma dificuldade por parte dos alunos em entender as aulas de Radioatividade. Com isso, fez-se necessário a elaboração de um projeto de ensino que “habilite” o docente para que a sua aula fique mais compreensível, para isso foram usadas como embasamento às teorias de Vygostky e Mortimer.
2. INTRODUÇÃO
O presente projeto de ensino apresenta a proposta de introduzir uma nova abordagem do assunto radioatividade em sala de aula, seguindo uma forma diferenciada de trabalhar com esse tema em aulas de ensino médio.
Descoberta no século XIX a partir dos trabalhos de Roentgen, Becquerel, Marie e Pierre Curie e Rutherford, a Radioatividade é o fenômeno de emissão de radiações ou partículas nucleares, denominadas partículas alfa, beta e gama. Porém, o homem sempre conviveu com a radioatividade, que está presente na superfície terrestre, no nosso sangue, ossos e até mesmo em vegetais. A radioatividade tem diversas aplicações no mundo, desde a produção de energia (usinas nucleares) até destruição em massa (bombas atômicas), passando por tratamento de câncer (radioterapia). Por isso é um dos conteúdos mais interessantes dentre todos estudados pela química e pela física no Ensino Médio.
Frequentemente, quando questionados em aulas de química, sobre este tema, os alunos costumam demonstrar uma visão um pouco debilitada em relação à ciência. Indagados sobre alguns conceitos, acabam por