Educação de jovens e adultos: uma abordagem
Débora Coimbra1, Neiva Godoi2 e Yvonne Primerano Mascarenhas3
1Faculdade de Ciências Integradas do Pontal, Universidade Federal de
Uberlândia, Brasil. E-mail: deborac@pontal.ufu.br.
2Escola Estadual Archimedes Aristeu Mendes de Carvalho – São Carlos, SP,
Brasil. E-mail: neivagodoi@yahoo.com.br.
3Instituto de Estudos Avançados, Universidade de São Paulo, Brasil. E-mail: yvonne@if.sc.usp.br Resumo: Assumindo que a aprendizagem decorre da demarcação e ampliação de zonas de um perfil conceitual, propusemos uma seqüência didática para o ensino do tema energia, numa perspectiva transdisciplinar.
Nosso estudo envolveu 28 estudantes da Educação de Jovens e Adultos
(segundo ano do ensino médio) de uma escola pública do município de São
Carlos, SP, Brasil. Perfil conceitual é uma ferramenta teórica proposta por
Mortimer (1996), que relaciona a construção de um conceito ao contexto real vivenciado, dependente de fatores como produção científica, a cultura e o cotidiano. Iniciamos nossa seqüência pela aplicação de um pré-teste contendo questões de mecânica e termodinâmica, e também algumas questões discursivas abertas. Posteriormente, atividades como a interpretação de letras de música e de textos e a análise de situações experimentalmente foram implementadas, numa abordagem sócio-cultural.
Além de identificar e enriquecer o perfil conceitual dos estudantes, a idéia foi incluir novas zonas relativas à noção de energia nuclear. Concomitante e oportunamente, foram abordados assuntos como fotossíntese, respiração animal, balanço energético diário e fenômenos atmosféricos como o El Niño.
Finalizamos a intervenção pela aplicação de um pós-teste. Nossas intervenções foram registradas em vídeo. A seqüência foi adaptada constantemente, em função dos obstáculos encontrados na aprendizagem do tema.
Palavras-chave: Energia, perfil conceitual, transdisciplinaridade,