PROJETO
1.1. DELIMITAÇÃO DO TEMA:
Os instrumentos de avaliação e sua relação com o ato de planejar na Educação de Jovens e Adultos.
2. DEFINIÇÃO DO PROBLEMA:
Que instrumentos de avaliação são utilizados nas Escolas da EJA (Educação de Jovens e Adultos), e que influências eles exercem no processo de ensino e aprendizagem?
Quais as principais concepções de avaliação?
Quais os instrumentos avaliativos são mais utilizados na EJA (Educação de Jovens e Adultos).
Quais as relações entre o planejamento e a avaliação?
3. JUSTIFICATIVA
Observando a vivência e o processo avaliativo no dia a dia do funcionamento de uma Escola Municipal em Teixeira de Freitas no primeiro segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no período noturno, puderam-se perceber algumas queixas dos profissionais que ministram as aulas nas turmas de 2ª e 3ª série. Certas alegrias e também frustrações forma constatadas no período de avaliação. Segundo os profissionais existem alunos que circulam pela escola durante o semestre que são efetivamente matriculados, mas que ao mesmo tempo não possuem uma freqüência regular na escola e ainda pouco se preocupam com o processo avaliativo.
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) passa por uma grande transformação no que diz respeito ao seu público alvo, seu programa, antes destinada a um público jovem, adulto e até mesmo idoso, hoje se depara com uma clientela adolescente, considerada por alguns profissionais como fora do perfil proposto pela Educação de Jovens e Adultos (EJA), segundo alguns profissionais, esta deveria atender apenas ao que se propõe inicialmente, acolher a jovens e adultos que não tiveram oportunidades de freqüentar a escola na idade adequada e não como escapatória para resolver o problema da distorção da idade, série. A presente pesquisa cientifica pretende abordar estas e outras dificuldades encontradas pelos profissionais da Educação de Jovens e Adultos (EJA), adentrando em