Educação de jovens e adultos
A educação de jovens e adultos tem sido alvo das atenções em nível mundial e nacional com o estabelecimento de políticas e a criação de linhas de financiamentos para projetos, que a colocam como uma área prioritária na busca pela diminuição das diferenças socioeducativas da população. Esses projetos asseguram a todos os brasileiros de 15 anos e mais que não tiveram acesso à escola ou dela foram excluídos precocemente, o ingresso, a permanência e a conclusão do ensino fundamental com qualidade.
Por considerar esse trabalho fundamental para a educação e como aluna do Curso de Pedagogia decidi realizar um estudo de caso com abordagem qualitativa, onde serão entrevistados professores que atuam na alfabetização da EJA (Educação de Jovens e Adultos), com o objetivo de verificar quais as estratégias utilizadas pelos professores para motivar seus alunos a produzirem textos e dessas quais são as mais eficazes.
Teoricamente foram seguidas concepções ligadas ao pensamento de críticos como: Marta Durante, Paulo Freire, Nérici, entre outros, que abordam concepção de ensino, fatores psicológicos que influenciam no processo de aquisição da língua escrita, fazendo ainda uma síntese sobre a evolução do processo de educação de jovens e adultos no Brasil.
OBJETIVOS
• Verificar quais as estratégias utilizadas pelos professores na alfabetização, para motivar seus alunos a produzirem textos;
• Identificar quais dessas estratégias são mais eficazes do ponto de vista do professor
PROBLEMA
Quais as estratégias utilizadas pelos professores alfabetizadores para desenvolver a produção escrita, junto aos alunos que freqüentam os projetos de alfabetização?
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Metodologia de ensino.
Neste capítulo irei mostrar conceitos chaves sobre a metodologia de ensino, elemento de fundamental importância no processo de ensino aprendizagem.
De acordo com Nérici