TRABALHO DE QUIMICA 87
FACULDADE DE ENGENHARIA DE RESENDE
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA
EQUILÍBRIO ÁCIDO-BASE, REAÇÕES DE NEUTRALIZAÇÃO. PONTO DE EQUIVALÊNCIA E TITULOMETRIA
ADRIANA DE SOUZA
ANDREI DINIZ
ANDRESSA DINIZ
GABRIELA RIBEIRO
VANESSA DIAS
RESENDE
2015
ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA
Introdução
Nesta atividade iremos realizar um experimento sobre a padronização de uma determinada substância e com isto iremos fazer o estudo de sua normalidade.
O grau de acidez é uma propriedade química importante do sangue e de outros líquidos orgânicos. A acidez expressa-se na escala pH, em que 7,0 é o valor neutro, acima deste é básico (alcalino) e abaixo é ácido. Um ácido forte tem um pH muito baixo (cerca de 1,0), enquanto uma base forte tem um pH muito elevado (próximo de 14,0). O sangue é normalmente ligeiramente alcalino, com um pH que varia entre 7,35 e 7,45
Uma reação de neutralização é caracterizada pela reação química entre um ácido (partícula capaz de ionizar-se, produzindo no mínimo um cátion hidrônio H+) e uma base (partícula capaz de dissociar-se, liberando no mínimo um ânion hidroxila OH-), resultando como produtos um sal e água.
O ponto de equivalência em qualquer titulação é o ponto onde a quantidade de solução titulante adicionada é quimicamente igual a quantidade de substância a ser titulada. Na prática, nós determinamos o ponto onde o indicador sofre mudança de coloração que é chamado ponto final da titulação. A análise será tanto mais precisa quanto mais próximo o ponto final do ponto de equivalência.
Costuma-se usar uma técnica de analise volumétrica denominada titulação, ou mais especificadamente, titulação ácido-base.
Esse método é feito colocando-se para reagir uma solução a qual se sabe a concentração, que é denominada de titulante, com a solução a qual não se sabe a concentração, que é denominada de titulado. Uma dessas soluções é uma base, enquanto