Trabalho de Qualidade
Lubrificantes de grau alimentício não são óleos adicionados aos alimentos, e sim óleos lubrificantes das máquinas que produzem o alimento. Como pode ocorrer contaminação do alimento em contato com o lubrificante da máquina, o lubrificante utilizado precisa ter grau alimentício, pra que não ofereça risco de contaminação ao consumidor. O lubrificante alimentício não pode ter odor, cor e nem gosto, para não influenciar nas características finais do produto, não pode oferecer risco à saúde do consumidor, de forma alguma, e precisa lubrificar de maneira eficiente as máquinas que processam os alimentos.
SEGUE ABAIXO O PASSO A PASSO DE COMO É FEITA A FABRICAÇÃO DAS BATATAS CHIPS
1º. Limpeza e lavagem: Caso a batata não tenha sofrido nenhum tratamento após a colheita, deverão ser submetidas a um processo de limpeza a seco para remoção de terra, batatas podres e outros materiais estranhos e em seguida lavados com água em tanques.
2º. Descascamento, acabamento e lavagem: Dado as características morfológicas da variedade de batata, o descascamento poderá ser ou não mais demorado. O processo de descascamento deverá ser efetuado por meio de descascadores mecânicos dotados de sistema de abrasão. As perdas por esse processo podem atingir até 5%.
3º. Corte: Logo após a lavagem efetua-se o corte da batata, utilizando-se uma máquina com variedades de lâminas que utilizadas em momentos de produção diferentes geraram os cortes: liso (chip’s), palha e ondulado (ruffles). Em seguida, as batatas deverão ser lavadas em água corrente por meio de imersão em lavadoras, tanques ou submetidas a jatos de água em recipientes apropriados, com a finalidade de retirar o excesso de açucares e amido, aonde o resultado da fritura será uma batata mais crocante e clara. Para uma lavagem mais eficiente recomenda-se o uso de lavadoras.
4º. Tratamento Antioxidante: Para evitar o escurecimento da batata durante a fritura poderá ser utilizado um tratamento