fundamentos filosoficos da educação
CURSO: Pedagogia – 1º Semestre
DISCIPLINA: Filosofia da Educação
ATIVIDADE: Fundamentos Filosóficos da Educação.
PROFESSOR TUTOR DE ENSINO A DISTANCIA: Valeria Carnahyba
PROFESSOR DE ENSINO A DISTANCIA: Maria Mariciane Moraes Nunes
Rio Claro, 23 de Setembro de 2013.
Aluna
Aluna:
Aluna:
Aluna:
ENSINAR OU ALIENAR?
Indústria Cultural é um termo conhecido desde 1947 com a obra de Adorno e Horkei-mer que tinham a intenção de mostrar que quando nos preocupamos unicamente com a relação de troca de mercadorias a cultura acaba de dissolvendo, perdendo seu valor.
A indústria Cultural tem cada vez mais espaço, está praticamente tomando conta da escola. Usando como ferramentas a televisão, por exemplo, que aliena às pessoas e as trans-forma em consumistas, tentando mostrar como as pessoas devem pensar, ou agir.
A escola deveria ajudar seus alunos a pensar de forma critica não aceitando tudo o que esta sendo imposto ali, pois devemos não apenas formar para o mercado de trabalho, é isso que a indústria quer, mas a escola também tem o dever de formar pessoas que pensam, e expõe sua opinião.
Outra forma da Indústria Cultural que invade a escola é o material didático que é man-dado como forma de modernização, mas que infelizmente limita os professores, pois definem o que tem que ser ensinado, não dando a liberdade necessária para o profissional, limitando sua criatividade. A perda com isso é enorme, pois o aluno não aproveita o conteúdo que o professor poderia lhes oferecer. O profissional acaba tendo que cumprir obrigações, e é ai que esta o grande problema aceitar as ordens sem questioná-las.
As grandes editoras têm contribuído também na fabricação de consumidores, com ma-térias atraentes, com agendas, cadernos com principais personagens do momento, esquecendo-se do verdadeiro valor destes materiais, pois estão preocupados em vender seu produto, em ter lucros e deixando a educação cada