Trabalho de psicometria
PSICOMETRIA
TESTES PSICOLÓGICOS
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO –SP
05/15
UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA
Trabalho de Psicometria,
Sobre Testes psicológicos, apresentado
Para a Prof.ª Silvana Castelan,
Do curso de Psicologia, turma PS2/3A28.
São José do Rio Preto, Sp.
2015
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO 4
2.OBJETIVO DO TESTE 4
3.VALIDADE 4
3.1 VALIDADE DO TESTE AC VETOR 5
4.FIDEDIGNIDADE 5
4.1FIDEDIGNIDADE DO TESTE AC VETOR 5
5.NORMATIZAÇÃO 5
6.CONCLUSÃO 6
7.REFERÊNCIAS 7
1.INTRODUÇÃO
Os testes psicológicos como conhecemos hoje surgiram no inicio do século XX antes da formação de sociedades urbanas e indústrias, onde não havia a necessidade das pessoas tomarem decisões a respeito de outras além da própria família e conhecidos. A utilização dos testes psicológicos surgiu então com a necessidade de seleção e classificação de pessoas para uma determinada função de acordo com suas habilidades neuropsicomotoras e para diagnosticar problemas psiquiátricos.
Os resultados dos testes são simplesmente amostras de um comportamento funcional, cognitivo ou afetivo, avaliados de acordo com o padrão exigido. Resultados mal interpretados e mal utilizados podem gerar danos ao indivíduo, rotulando-o de maneira injustificada.
A evolução dos testes de modo geral tornou-os metodologicamente sofisticados, mais consistentes e mais apurados do que anteriormente. Os usos atuais dos testes acontecem em várias situações, como no meio pedagógico, ocupacional e clínico.
2.OBJETIVO DO TESTE
O teste escolhido foi o AC Vetor, teste de atenção concentrada. Tem como objetivo medir a atenção concentrada do indivíduo, ou seja, avaliar sua capacidade de manter seu interesse focado em um determinado estímulo ou grupo de estímulos semelhantes. Sua utilização ocorre em diversas situações como, por exemplo, em psicodiagnósticos, seleção de pessoal e obtenção da CNH.
A atenção é essencial para maior produtividade e qualidade na execução das