trabalho de psicologia
Seleção, treinamento ou qualidade de vida?
A psicologia do trabalho no Brasil, veem dando muito o que falar ultimamente, seja por razões ideológicas, seja pelos seus métodos de trabalho. Muitas pessoas que exercem a função no Brasil, as vezes ainda nem tem um diploma na área, por esse motivo as polemicas envolvendo as pessoas que atuam na área de psicologia do trabalho não param de crescer. A forma que as empresas selecionam esses profissionais e o método de treinamento deles que elas utilizam as vezes são muito questionadas. A qualidade de vida no trabalho também é um obstáculo a ser batido visto que em muitos campos de trabalhos, as condições de trabalho são muito baixas ou nem há uma condição a se avaliar.
O psicólogo no trabalho exerce uma função dentro da empresa muito importante, pois a parte da seleção dos profissionais e do treinamento é ele que faz, mostrando para a empresa onde o profissional ira sem encaixar melhor, e mais importante se ele tem o perfil da empresa e quais são suas habilidades. O psicólogo também aconselhara os trabalhadores dentro da empresa.
Por ser uma área tão importante nos dias do hoje o profissional que exerce a função de psicólogo do trabalho tem que ter o diploma na área, por esse motivo que atualmente essa área vem dando tantos problemas as empresas no Brasil, pois muitas não colocam para exercer a função um profissional formando na área e sim, passam um treinamento para há uma pessoa que não tem a formação adequada.
Outro papel importante da psicologia do trabalho é a qualidade de vida dos trabalhadores, podendo atuar em várias frentes, como na criação e avaliação de ações de treinamento, desenvolvimento e educação, no planejamento de gestão de pessoas, na seleção de profissionais, em planos de ascensão profissional e na orientação de carreira. E também podem atuar no bem estar dos trabalhadores, podendo ajudar na criação de programas de qualidade de vida, na