Lei de ação das massas
A lei de ação das massas foi um princípio criado em 1864 por Cato Guldberg e Peter Waage, que afirma que para um dado sistema em equilíbrio químico, a relação entre as concentrações molares dos produtos e reagentes do sistema é sempre constante.
O equilíbrio químico acontece quando a reação trabalha para os dois sentidos, do reagente para o produto e do produto para o reagente, o que é representado por duas flechinhas em sentidos opostos A+B C+D. Este equilíbrio dinâmico é um estado em que parece que nada está ocorrendo, porém é um estado no qual reações químicas estão ocorrendo e frequentemente em velocidades rápidas.
O enunciado dessa Lei é “a velocidade de uma reação química é diretamente proporcional às concentrações dos reagentes”, e forma as seguintes considerações: aA+bB cC+dD
__[C]^c [D]^d__ = Qc [A]^a [B]^b
V=Kc.[A]^a.[B]^b
Onde [ ] significa concentrações molares em equilíbrio dos reagentes e produtos. Kc é uma constante que tem um valor especifico para cada reação química e é usada para calcular a velocidade da reação.
O quociente da reação Qc é uma expressão de equilíbrio, isto é, o resultado da razão anterior, e a partir dele saberemos o sentido da reação. Se Q < K a reação está ocorrendo em direção ao produto ( ). Se Q > K a reação está no sentido oposto, o dos reagentes ( ). Se Q = K, a reação está em equilíbrio ( )
01. Aplique a equação de Gulberg Waage às reações apresentadas:
a) 2 N2(g) + 3 O2(g) 2 N2O3(g)
b) 2 NO2(g) N2O4(g)
02. Dê a expressão de velocidade para a seguinte reação: 03. Considere a seguinte reação elementar:
2 HCl (g) → H2(g) + Cl2(g)
a) Escreva a equação de velocidade dessa reação