Leis de Newton
Desenvolvimento
A Mecânica Clássica, ou Mecânica Newtoniana teve três pilares fundamentas: As três leis de Newton. As grandes contribuições cientificas de Galileu Galilei para a humanidade contribuíram para que mais tarde Isaac Newton criasse as bases da mecânica.
1° Lei de Newton – Principio da Inércia
"Um corpo em repouso tende a permanecer em repouso, e um corpo em movimento tende a permanecer em movimento."
A primeira lei indica que a velocidade vetorial de um ponto material não varia. Um ponto em repouso, permanece em repouso, enquanto um ponto em movimento, permanece com velocidade constante realizando movimento retilínio e uniforme. Se não houver nenhuma força aplicada ao ponto material, ele estará em repouso ou descreverá movimento retilinio e uniforme. A variação de velocidade do ponto material é causada pela existência de forças desequilibradas.
A tendência que um corpo possui de permanecer em repouso ou em movimento retilíneo e uniforme é interpretada como uma propriedade que os corpos possuem, denominada inércia. Inércia é a tendência que os corpos apresentam de permanecer no seu estado de equilíbrio, em repouso ou em movimento retilíneo e uniforme.