Trabalho de Psicologia
A personalidade é um dos tópicos que podem ser considerado como o ponto de partida da psicologia como ciência.
Para um bom conhecimento do conceito de personalidade é preciso conhecer melhor sua origem. Etimologicamente, o termo personalidade origina-se no teatro romano, quando os atores representavam de mascaras. Onde era chamado de per sonate o buraco que havia na mascara no lugar da boca e passando depois a chamar persona toda a mascara e o ator por se identificar com o papel representado passou ele mesmo a chamar-se persona.
Em português surge a palavra “personalidade”, que tem como função descrever aquilo que cada um é. Mais simplesmente ainda: “Aquilo que cada um mostra ser”
O termo personalidade atualmente esta sendo cada vez mais empregado sem seu verdadeiro sentido psicológico. Pois algumas palavras que são frequentemente utilizadas acabam perdendo seu sentido original, passando assim a terem outros significados contrários ao seu pressuposto teórico-básico. Tomando como exemplo, quando se diz que fulano é “um individuo de personalidade”, pretende-se aponta-lo como “uma pessoa de opinião”, ou de forma pejorativa de “personalidade forte”. Mas para o que a psicologia pretende ao usar o termo personalidade de maneira cientifica não corresponde a nenhuma dessas colocações.
Para a psicologia o conceito cientifico de personalidade aproxima-se um pouco mais do significado real, ou seja, para designar alguém que ficou na historia. “Napoleão foi uma grande personalidade de Revolução Francesa”. Nesse casso não contradiz nem desvirtua aquilo que pode ser considerado como personalidade em psicologia.
Se o objetivo é conhecer a personalidade do outro, inicialmente é preciso residir no conhecimento de si mesmo, assim, será viável diferenciar suas próprias características pessoais daquelas que os demais possuem, desse jeito chegar o mais próximo possível do real conhecimento dessas pessoas.
De alguma forma, é possível ter