trabalho de psicologia
4º bimestre/2013
2 – Diagnóstico Organizacional
A – Definição de diagnóstico organizacional e suas fases. É um conjunto de fatores externos, organizacionais e individuais que precisam ser investigados para que se conheça a real situação de uma empresa. Assim, tem por objetivo avaliar esse conjunto de fatores para, em seguida, identificar a distância entre o ponto de partida e o ponto aonde se quer atingir. Trata-se de uma radiografia pontual registrando pontos fortes e fracos a serem melhorados. O Diagnóstico Organizacional propõe-se a levantar e definir problemas, a explorar o ambiente, reportando-se a uma situação, em um momento definido. Precedida fases de diagnóstico, como:
3 – Recrutamento e Seleção
A – Definição de recrutamento e seleção, apresentando suas fases.
Recrutamento: É o processo de identificar um grupo qualificado de candidatos a emprego ( WILIAMS, Chuk 2010)
Recrutamento interno: É o processo de obtenção de funcionários, dentre que já trabalham na empresa, de um conjunto as pessoas de candidatos qualificados a um cargo. O recrutamento interno, denominado algumas vezes “promoção interna”, aumenta o compromisso, o moral e a motivação do funcionário. De acordo com Carvalho, Passos e Saraiva (2008), essa movimentação pode dar-se de duas formas: verticalmente, por promoção ou horizontalmente, por transferência de setor/área. Para Chiavenato (2009), inclui-se, além das já citadas, a promoção diagonal, quando ocorre uma promoção concomitante com uma transferência. Os recrutamentos atuais reduzem o tempo, os processos e os custos.
Recrutamento externo: É o processo de obtenção funcionários, fora da empresa, de um conjunto de candidatos qualificados a um cargo. Os métodos de recrutamento desse tipo incluem anúncios, em jornais, revistas, no rádio ou televisão. Podem ser por meio de indicação de funcionários, anúncios em universidades, agências de trabalhos.
Recentemente a maior