Trabalho de psicologia
PROFESSOR: Tiago Munhoz PSICOLOGIA JURIDICA
1. A agressividade são as atitudes que uma pessoa tem relação ao todo resto, basicamente se faz o mal ou o bem para o próximo.
2. A violência é o uso desejado da agressividade, com fins destrutivos, existe a voluntária (intencional), racional (premeditado e com objeto “adequado” da agressividade) e consciente, e a involuntária, irracional (a violência destina-se a um objeto substituto, por exemplo, por ódio ao chefe, o indivíduo bate no filho) e inconsciente.
3. Além da agressividade, outros fatores podem estimular a violência, tais como uma competição escolar, um combate religioso ou político, no mercado de trabalho ou até na questão de segurança pessoal, também nas diferenças sociais e determinação psicológica, cultural e biológica.
4. Violência na família, violência na rua e violência na escola.
5. Violência na rua: deixa de ser considerada um problema exclusivo da área social e jurídica para ser também incluída no universo da saúde pública. 3ª principal causa de mortes no Brasil, violência na escola deixar o médico, professor ou responsável por estabelecimento de atenção à saúde de comunicar à autoridade competente os casos de que tenha conhecimento, envolvendo suspeita ou confirmação de maus tratos contra criança ou adolescente e violência na família é quando tem ferimentos leves, que cicatrizam logo e não deixam traços; lesões que deixam cicatrizes; lesões de longo tempo desconhecidas, na sua maioria sexuais, que se manifestam somente muito tempo depois do ato; lesões catastróficas, que são aquelas que danificam diretamente alguma parte do corpo, atingindo-as de maneira definitiva, como no caso de perda de uma perna, ou perda dos movimentos por fratura na coluna.
6. Transgressão são normas e regras que regulam a relação das pessoas no seu interior e, consequentemente, todas as pessoas, alguma vez,