Trabalho de Psicologia
Trabalho Escolar
Curso: Psicologia
Introdução
Psicologia
A Psicologia (do grego: psykhé, "psique", "alma", "mente" e lógos, "estudo") é uma ciência cujo objetivo é o estudo do comportamento e dos processos mentais dos seres humanos por intermédio da análise de suas emoções, ideias, valores, podendo também estudar o comportamento de animais, de forma a fazer comparações. A psicologia tem suas primeiras raízes nos filósofos gregos, mas final do século XIX se separou da filosofia, no ano de 1879 quando Wilhelm Wundt em Leipzig fundou o primeiro laboratório dedicado exclusivamente para pesquisas psicológicas. Wundt também foi o primeiro a se referir como psicólogo e a escrever o primeiro livro de psicologia, o “Principles of Physiological Psychology”.
A psicologia é fundamental para toda a sociedade, desde o tratamento de doenças e distúrbios mentais e emocionais até em escolas, ajudando o educador a melhor compreender seus alunos. Esses são apenas alguns exemplos dentro um gigantesco leque de possibilidades; pois onde existe ser humano o profissional em psicologia pode estar lá para ajudá-lo. A seguir veremos isso mais profundamente.
Desenvolvimento
Curso de Psicologia
Atualmente a grade curricular do curso de psicologia é muita vasta, indo de conhecimentos ligados à biologia e medicina (como anatomia, neuroanatomia, fisiologia, farmacologia), passando por introdução à filosofia, sociologia e antropologia até matérias ligadas à estatística e métodos de pesquisa quantitativa e experiências em laboratórios.
Especificamente sobre as matérias de psicologia, estudam-se disciplinas ligadas à psicologia do desenvolvimento, teorias da personalidade, psicologia educacional e escolar, e as diferentes abordagens da psicologia, tais como psicanálise, psicologia humanista, psicologia existencial, psicologia analítica, gestalt e psicologia comportamental ou behaviorismo.