Trabalho de Psicologia
1ª)-Tunico tinha alienação mental, tinha problemas com dependência de drogas desde a adolescência, já havia sido internado em hospital psiquiátrico.
R é um sujeito frio e calculista que além do crime hediondo ele afirma durante todo tempo que não sofre de nenhum distúrbio e que praticou tudo e que faria tudo novamente.
b)-Portador de distúrbio anti-social, interpretações delirantes de cunho persecutório, a psicose e alienação mental.
c)- A inimputabilidade é a definição por internação em hospital psiquiátrico, possui vantagens no sentido de proteger o insano, não o responsabilizando pelos seus atos, mas também dissimula perigos inconvenientes, mas a opinião pública considera de bom grado que o criminoso, potencialmente reincidente, e então perigoso, deve permanecer afastado da vida social. Segundo Louss ele preferia ter sido julgado pois essa exclusão o impediu não só de responder pelos atos, como também de se sentir um sujeito da polis.
d)O sujeito é concebido como agente de uma ação ou titular de um direito ou de uma obrigação. Ele foi considerado um sujeito racional, que possui capacidade de entender entre o caráter criminoso do ato praticado, aquele que sabe exatamente que o ato que esta praticando é reprovável ou punido pela lei.
e) Consequência jurídica de R foi condenado por homicídio e ocultação de cadáver.
Tunico como um inimputável teve o excludente de culpabilidade não sendo responsabilizado pelo crime devido a alienação mental
f)inimputável são excludentes de culpabilidade não sendo responsabilizados pelo crime devido a sua alienação mental.
Texto 3- Psicologia e Justiça - A Psicologia e as Práticas Judiciárias na Constituição do Ideal de Justiça . Autor-Hélio Cardoso de Miranda Junior (disponível na internet)
2- Quais foram os primeiros clientes da Psicologia no âmbito do judiciário?
Menores e loucos: estes os principais clientes que o Direito encaminhou à Psicologia
3- Afinal, quem é o cliente