Três Poderes
1. Texto ............................................................................................................ 02
2. Bibliografia .................................................................................................. 04
3. Conclusões Alunos ...................................................................................... 05
Desde que o mundo é mundo grandes pensadores se desdobram com as formas de organização do poder político. Buscando uma forma de equilíbrio em que o poder não se mantivesse sustentado nas mãos de uma única pessoa ou instituição.
Grandes ideias foram propostas, mas entre os séculos XVII e XVIII o teórico John Locke (1632-1704) apontava para a necessidade da divisão do poder político, algumas décadas mais tarde Charles Montesquieu (1689-1755) se debruçou no legado de seu predecessor britânico e do filósofo grego Aristóteles para criar a obra “O Espírito das Leis”, onde aborda a reformulação das instituições políticas através da chamada “teoria dos três poderes”.
Neste sistema temos os seguintes poderes: o Poder Executivo, Poder Legislativo e o Poder Judiciário. Equilibrando entre a autonomia e a intervenção, dessa forma cada poder não poderia ser desrespeitado nas funções que deveria cumpris.
No site do Governo Federal encontramos a definição do Poder Executivo, um poder que atua para colocar programas do Governo em prática ou na prestação de serviços públicos, sendo formado por órgãos de administração direta, como os Ministérios, e indireta, como as empresas publicas e demais autarquias.
O Poder Executivo age em conjunto com o Poder Legislativo participando da elaboração das leis e sancionando ou vetando projetos. Em casos de extrema urgência adota medias provisórias. Comandado pelo Presidente da Republica que é auxiliado pelo Vice Presidente da Republica.
Além de sua instância Federal o Poder Executivo possui também outras duas divisões, conforme a jurisdição política administrativa. No Poder