Trabalho de psicologia
A aprendizagem é um fenômeno do dia-a-dia que ocorre desde o inicio da nossa vida, trata-se de uma mudança de comportamento, relativamente duradora, através de treino, experiência e observação. É bom lembrarmos que nem toda mudança de comportamento será considerada aprendizagem é importante excluirmos alguns casos como: 1- As mudanças decorrentes de maturação exemplo disso são quando uma criança comesa a mexer em objetos porque simplesmente anda ou alcança o lugar onde estão; 2-as mudanças mais ou menos passageiras decorrentes de ocasionais alterações fisiológicas e motivacionais exemplo bem claro é quando um sujeito muito cansado de um dia de trabalho e não se concentra em uma atividade ou uma pessoa eufórica pelo recebimento de uma noticia muito agradável. Aprendizagem não se transmite por hereditariedade, é um processo pessoal: depende de cada um, de seu esforço e de sua capacidade, ou seja, você não poderá aprender pelo próximo (FALCAO, 1996).
Nós seres humanos somos capazes de muitas coisas principalmente de respondermos a perguntas como: o que você fez hoje na escola? Você aprendeu? Com o decorrer do tempo vamos criando várias habilidades como, escrever, ler, dançar, quebrar e é claro construir, dizemos simplesmente que aprendemos porque sabemos que somos capazes (BOCK; FURTADO; TEIXEIRA, 2007).
Para a psicologia há várias formas de aprendizagem, ou seja, tudo pode nos levar a um comportamento que antes não tínhamos. Para entendermos melhor vamos abordar alguns pontos importantes a partir de algumas teorias da aprendizagem: comportamentais e cognitivistas, teoria da aprendizagem social de Bandura, Emilia Ferrero, Vigoski e Piaget.
A psicologia é geralmente aceita por todos como estudo do comportamento, que corresponde às ações e reações da pessoa. Hoje não se entende comportamento como uma ação isolada, mas como uma interação entre aquilo que se faz e o ambiente onde o seu fazer acontece (FALCAO, 1996). A teoria do