Crack
Ser burguês no século XVIII significava recusar qualquer intervencionismo estatal na economia. Adam Smith, o pai do liberalismo econômico,afirma existir uma lógica interna,uma razão própria,na produção das mercadorias.Haveria um ordenamento perfeito,quase natural,no funcionamento das atividades econômicas .A intervenção de qualquer elemento externo seria,portanto,dispensável.Uma mercadoria só seria produzida se existisse necessidade para o seu consumo,ou seja,o consumidor é a peça-chave.
O liberalismo Político * A teoria liberal do estado fundamentava-se na competição de uma sociedade dividida, portanto, estimulava as partes a não se submeterem ao todo,cada um cuidava da sua vida,mas a administrá-lo em condições de igualdade.Para que não ficasse apenas uma pessoa mandando em tudo,se criou uma divisão de poderes, Executivo,Judiciário e legislativo.A teoria liberal tem uma forte inspiração democrática,caracterizada pelos princípios de igualdade e participação.
Estado Moderno
O estado moderno nasceu na segunda metade do século XV,a partir do desenvolvimento do capitalismo mercantil nos países com o França,Inglaterra e Espanha,e mais tarde na Itália.As características do estado moderno são:Soberania do estado,o qual não permite que sua autoridade dependa de nenhuma outra autoridade.Distinção entre estado e sociedade civil:evidencia-se com a ascensão da burguesia,no século XVII.
A partir de duas formas o Estado moderno pode ser visto:
Enfoque Liberal * Constitui-se numa interpretação feita pela burguesia nos diferentes momentos do desenvolvimento do capitalismo. esse enfoque nos mostra que o estado objetiva a realização do bem comum e de que é neutro.
Enfoque Marxista * Fundamenta-se na existência de uma sociedade de classe onde os interesses são antagônicos, o que inviabiliza a relação do bem comum e a neutralização do estado.
A decadência do sistema feudal ocorreu pelos motivos da economia,