trabalho de psicologia estresse
Curso: Fisioterapia
Turma: 116.2
Disciplina: Psicologia aplicada à saúde
Professor: Ivancildo
Alunos:
Francisca Analú
Geline de Freitas
Maria Gabrielle
Viviane Pinheiro
ESTRESSE
Juazeiro do Norte – CE
2015
TRABALHO DE PSICOLOGIA
ASSUNTO: ESTRESSE
1- O que é estresse?
O estresse pode ser definido como um estado antecipado ou real de ameaça ao equilíbrio do organismo e a reação do mesmo, que visa restabelecer o equilíbrio através de um complexo conjunto de resposta fisiológicas e comportamentais. A manutenção deste estado de equilíbrio, homeostase, é essencial para a vida e é constantemente desafiado por forças internas ou externas.
2- Quais os mecanismos fisiológicos envolvidos no estresse?
Aumento da Frequência Cardíaca, aumento da Pressão Arterial, aumento da Frequência Respiratória, mobilização de glicose dos depósitos, inibição da digestão, inibição do crescimento, inibição da reprodução, analgesia, melhora na memoria e nas percepções.
3- Quais são os principais sistemas afetados pelo estresse? Quais as consequências em nosso organismo?
Sistema Cardiovascular, Metabolismo, Sistema Gastrointestinal e Sistema Imunológico.
Sistema Cardiovascular: O aumento na freqüência, contratilidade e velocidade de condução, vasoconstricção nesse território, hipertensão arterial, e além de facilitar a ocorrência de fissuras nas paredes internas das artérias, especialmente em suas bifurcações, contribuindo para a ocorrência de outros processos patológicos e o aumento no risco de infarto do miocárdio e morte súbita por arritmia ventricular.
Metabolismo: A persistência, por longo prazo, de níveis elevados de estresse pode contribuir para desencadear a diabetes, recompõe as reservas de energia, Síndrome Metabólica (obesidade abdominal, hiperglicemia, dislipidemia e hipertensão arterial).
Sistema Gastrointestinal: Inibição da atividade vagal resultam numa inibição seletiva da motilidade gástrica e do intestino