PSICOLOGIA - ESTRESSE NO TRABALHO
Um professor dentro da classe está prosseguindo com a aula quando o celular de uma aluna o interrompe tocando uma música alta e do ritmo de funk. Ele apenas olha para a aluna, que desliga a música rapidamente, e continua com a aula. Logo, em seguida, o celular toca novamente o professor se incomoda e fica irritado, mas, novamente se contém, não fala nada e continua com as explicações. Quando o celular da aluna toca mais uma vez ele se exalta e vai até a mesa da aluna, não se contendo, pega o celular e ataca no chão. Todos na classe ficam sem reação e ele, muito nervoso e exaltado.
Maneiras de amenizar o estresse nesta situação:
- A aluna deveria ter sido repreendida pelo professor assim que o celular tocou pela primeira vez, pois, todos sabem que celular é proibido por lei na sala de aula.
- O professor poderia ter orientado a aluna e pedido para ela desligar o celular porque ela estava atrapalhando a aula, mas, como ele se calou e acabou guardando aquela raiva que sentia, quando o celular tocava e o atrapalhava, ele soltou essa raiva em forma de estresse e atacou o celular no chão.
- Se a aluna não acatasse a ordem do professor ele poderia estar encaminhando esta aluna para a direção. Assim, ele daria a sua aula em paz e a direção tomaria providências cabíveis com relação a esta aluna.
* Se o professor tivesse tomado alguma destas providências, assim que o celular da aluna tocou pela primeira vez, acredito que não teria ocorrido essa situação desagradável para ambas as partes. Ele se alterou muito, pois, cada vez que o celular tocava ele ia se irritando e se calando diante da situação, por isso, quando liberou sua raiva, chegou a este ponto.