Libelulas
Essa ordem compreende a classe dos insetos, mais precisamente as Libélulas, existe cerca de 5 mil espécies de libélulas, elas têm cabeças arrendondadas, cobertas de olhos facetados, pernas que facilitam a captura de presas: mosquitos e moscas mas também se alimentam de sapos e peixes, possuem dois pares de asas longas e transparentes que se movimentam de modo independente. Elas habitam as redondezas de poças d’água ou lagos temporários, zonas pantanozas e perto de riachos, não habitam águas com alteração química ou sinal de poluição, por isso, são consideradas ótimos bioindicadores.
Existem três fases do ciclo de vida Libélula, o ovo, a ninfa e o adulto. Sua reprodução é sexuada o macho é territorial, na hora do acazalamento âmbos retorcem o corpo, e o conjunto dos dois seres tem a forma de um coração. Assim que a Libélula nasce, permanece no ambiente aquático por aproximadamente cinco anos passando por várias metamorfoses até forma adulta (ao total são 17 metamorfoses). Assim que a ninfa está totalmente desenvolvida, chega o momento de sair da água para a metamorfose. Para isto, ela escala o caule de uma planta ali perto da água e adere seu exoesqueleto por onde fica até se soltar da pele chamada de exúvia. Neste tempo ela se mantém muito quieta, não come e não se mexe. Essa última transformação da libélula leva de 30 a 40 minutos Ela rompe seu exoesqueleto pelo dorso e libera a cabeça e o abdome. As asas demoram de duas a três horas para ficarem secas. (Em anexo fotos da metamorfose completa).
Logo que estão prontas, ela já sai a procura de alimento e de um companheiro para se procriar, devido ao seu pouco tempo de vida na forma adulta. Fora da água, as libélulas têm somente dois meses de vida. As suas larvas são aquáticas, carnívoras e muito agressivas, as chamadas Naíades. As Libélulas não picam, porém suas mandíbulas são adaptadas à mastigar. Seus olhos abrangem 360° de visão, e elas medem de 2 cm à 19 cm e as mais rápidas voam cerca