trabalho de insetos
Aluno: Sara Sousa Domingues.
Série: 3º ano A.
Professora: Ana
Besouro
Nome cientifico: varia de acordo com ao espécie do besouro, vejamos os exemplos abaixo.
Besouro gigante (Titanus giganteus)
Serra pau (Hedypathes betulinus e Oncideres impluviata)
CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA:
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Coleoptera
Família Cerambycidae
Família Chrysomelidae
Família Ciidae - ciídeos
Família Coccinellidae - joaninhas
Família Lampyridae - vaga-lume
Família Nitidulidae
Família Scarabaeidae - escaravelhos
Os coleópteros, mais conhecidos como besouros ou escaravelhos são insetos pertencentes à ordem Coleoptera. Estes animais são caracterizados principalmente pelo par de asas anterior endurecido, conhecidas como élitros. A ordem Coleoptera é a que tem maior número de espécies dentre todos os seres vivos - cerca de 350 mil - sendo portanto o grupo animal mais diverso que existe. Dentre os seus representantes mais conhecidos estão as joaninhas, os rola-bosta, os gorgulhos e os besouros serra-pau.
Os besouros possuem desenvolvimento por holometabolia, ou seja, possuem uma metamorfose completa, podendo ocorrer partenogênese em algumas espécies. Grande parte das pragas que atacam as lavouras são coleópteros, tanto adultos quanto larvas. Mas a maioria é inofensivo ao homem.
Alimentação: A alimentação varia de acordo com a espécie do besouro e o habitat natural, por exemplo:
Besouro de Chifre vive debaixo de troncos velhos ou sob cascas de árvores. Mede de 5 a 10 cm, vivem nas florestas de carvalho da Europa. Alimenta-se na fase de larvas de madeira podre e na fase adulta de brotos, flores e seiva.
Besouro Castanho taca todos os tipos de cereais moídos, como farelo, rações, farinhas, fubá e grãos quebrados, além de raízes de gengibre, frutos secos, chocolate, nozes, grãos de leguminosas.
Habitat: Os besouros podem ser encontrados em quase todos os tipos de habitats e se