Acessibilidade - Inclusção Social - Saulo Coimbra

2176 palavras 9 páginas
Licenciatura em Música com habilitação em Educação Musical Escolar

Saulo Lara Coimbra

Acessibilidade

Belo Horizonte
2014

Saulo Lara Coimbra

Acessibilidade

Trabalho apresentado à disciplina de
Educação Inclusiva do Curso de Licenciatura em Música com habilitação em Educação
Musical Escolar da Universidade Estadual de
Minas Gerais.
Orientadora: Cristiana F. de Castro Oliveira

Belo Horizonte
2014

SIMBOLOS DE ACESSIBILIDADE

Deficiência intelectual
Pessoas com deficiência intelectual ou cognitiva costumam apresentar dificuldades para resolver problemas, compreender ideias abstratas (como as metáforas, a noção de tempo e os valores monetários), estabelecer relações sociais, compreender e obedecer a regras, e realizar atividades cotidianas - como, por exemplo, as ações de autocuidado.
Dentre todas as categorias de deficiência, a da deficiência intelectual sempre foi a mais difícil de ser simbolizada. De fato, a deficiência intelectual simplesmente não tinha um símbolo. (Fig.13) foi publicada no folheto produzido pelo Mouvement Jeunes
Femmes. Nele é apresentada uma figura humana (cabeça, braços e corpo até a cintura), na qual a metade da cabeça (ou seja, o cérebro) está dividido ao meio simbolizando “déficit cognitivo”. Este símbolo foi reproduzido no folheto divulgado pelo Cepred, da Bahia.
Deficiencia visual

Fig. 13

É o comprometimento parcial (de 40 a 60%) ou total da visão. Não são deficientes visuais pessoas com doenças como miopia, astigmatismo ou hipermetropia, que podem ser corrigidas com o uso de lentes ou em cirurgias.
Segundo critérios estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) os diferentes graus de deficiência visual podem ser classificados em:
- Baixa visão (leve, moderada ou profunda): compensada com o uso de lentes de aumento, lupas, telescópios, com o auxílio de bengalas e de treinamentos de orientação. Simbologia específica para a baixa visão
(Fig.17). Trata-se de um olho humano

Relacionados