Estresse no trabalho - Psicologia Organizacional
Módulo: 6
Fórum
Título: Estresse no trabalho
Disciplina: Psicologia Organizacional
Introdução
Esta atividade tem como objetivo analisar as causas e consequências de um tema muito discutido no mundo atual, o estresse no trabalho.
O estresse no trabalho é hoje um dos principais motivos de afastamento e fator apontado como impulso para o desenvolvimento de sérias doenças, como Síndrome do Pânico e Depressão.
Causas e consequências do estresse
Infelizmente podemos afirmar que o estresse é hoje um vilão da vida moderna, pois atinge não somente adultos, mas também crianças, que já pequenas começam a experimentar uma série de cobranças, e acabam também recebendo reflexos do estresse de seus pais.
O estresse gera grandes desgastes emocionais, que possui como causa, principalmente, o conturbado convívio no ambiente de trabalho (onde a maioria de nós passa grande parte de seu tempo). Um ambiente com pouca (ou nenhuma) perspectiva de crescimento, que consome todas as suas energias (ao final do dia, a pessoa se sente esgotada), onde além de termos responsabilidades excessivas e passarmos por constantes pressões para atingimento de metas, aliados a outros problemas como baixa remuneração e até mesmo o medo de ser demitido gera um turbilhão de emoções e reações que, caso exageradas podem levar o organismo a um desequilíbrio.
A pessoa que enfrenta estas condições frequentemente sofrerá de baixa auto-estima, ganho de peso, alteração de humor, enxaquecas, irritabilidade depressão, e contribui para o desenvolvimento de outros quadros ainda mais graves, como síndrome do pânico e infarto.
E, para piorar, essas reações são como uma enorme bola de neve, que aumentam a cada dia, e fazem com que o indivíduo não consiga mais ter bom rendimento no trabalho (o que vai gerar mais cobranças, mais estresse... ).
Influências na qualidade de vida dos profissionais e na dinâmica organizacional
Um funcionário estressado é como uma