segurança do trabalho
Podemos definir psicologia organizacional, como sendo a psicologia aplicada nas organizações, sejam empresas, indústrias e outras que trabalhem com grupos de pessoas, organizando em prol da produtividade.
Segundo JACQUES (1999) a psicologia organizacional como á mais identificada com as tarefas de recrutamento e seleção pessoal, treinamento, avaliação de desempenho e outras rotinas típicas de uma área de recursos humanos. A psicologia organizacional compreende aos estudos sobre as tomadas de decisão. Motivação, clima organizacional liderança entre outros, BERGAMIN, (1982).
Motivação
O conceito de motivação deriva do latim "motivus" que quer dizer desloca-se, mover-se, motivação em seu conceito mais abrangente é a força e o impulso que conduz o indivíduo ao comportamento de encontrar a satisfação de determinada necessidades. Consequentemente não podemos considerá-las uma simples injeção de ânimo que deve ser aplicada esporadicamente, pois não são apenas as influenciam externas más também as internas que motivam o homem, sejam elas consciente ou inconsciente. Podemos dizer que, nenhuma empresa pode dar andamento em suas funções sem um nível de comportamento de seus membros. Através dessa realidade levou os estudiosos a criarem as teorias de motivação, os fatores que provoca, canaliza e sustenta o comportamentohumano.
Os primeiros modelos de motivação; modelo tradicional, associado a FREDERICK TAYLOR na administração científica, na qual a motivação era realizada através de incentivo salarial, maior produção, maior ganho; modelos de reações humanas ELTON MAYO e estudiosos descobriram que o tédio e a repetitividade de muitas tarefas reduziam a motivação, ao passo que o contato social ajudava a criar e manter a motivação.
Os gestores podiam motivar os funcionários reconhecendo suas necessidades sociais, fazendo com que se sentissem úteis e importantes; e por ultimo o modelo de recursos humanos MC GREGOR tece críticas ao