CULTURA SURDA E EDUCAÇÃO DO SURDO
CULTURA
Cultura é tudo aquilo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela que é em tudo aquilo que compromete o sentir, o pensar e o agir das pessoas.
A cultura Surda é o jeito de o sujeito surdo entender o mundo e de modificá-lo a fim de se torná-lo acessível e habitável ajustando-os com as suas percepções visuais, que contribuem para a definição das identidades surdas e das “almas” das comunidades surdas. Isto significa que abrange a língua, as ideias, as crenças, os costumes e os hábitos de povo surdo. Dentro da cultura o individuo aprende um conjunto de comportamentos comum à um grupo de pessoas que possuem sua própria língua, valores, regras de comportamento e tradições; uma comunidade é um sistema social geral, no qual um grupo de pessoas vivem juntas, compartilham metas comuns e partilham certas responsabilidades umas com as outras.
A cultura Surda propõem alguns fatores fundamentais na definição dos sues membros:
Fator audiológico - Para ser membro da Cultura Surdo a pessoa deve ter uma perda auditiva, seja qual for o grau dessa perda.
É possível que uma pessoa se considere pertencente a Cultura Surda tendo um grau bem menor de perda auditiva e por outro lado uma outra com grau de perda bem maior se considere pertencente a Comunidade Oralizada.
Fator Social- É muito significativo o quanto a pessoa está associada aos Surdos, se ela frequenta escolas para Surdos, se frequenta as associações e participa dos eventos da comunidade Surda, até mesmo se relaciona afetivamente com Surdos.
Fator Político- Em que medida a pessoa influencia nos assuntos da comunidade Surda.
Um exemplo de como se obtém poder nesta comunidade é servindo como servindo como funcionário de uma Organização Surda.
Fator Linguístico- Este é o mais importante entre todos os