Trabalho de psicologia das emoções "surpresa".
PSICOLOGIA DAS EMOÇÕES
SURPRESA
DOCENTES: Dra. Joana Filipa Fonseca Carreiro
Turma: C
Aluno(s): Cárita Paica Nº 19648 Ifigénia Monteiro Nº 19273
Ano lectivo 2010/2011
ÍNDICE
Introdução 3
Teorias das Emoções 4
Sistema Limbico 5
Anatomia das emoções 7
Surpresa 7
Conclusão 9
Bibliografia 10
INTRODUÇÃO
Esta dissertação é um estudo exploratório sobre a emoção surpresa. Por intermédio da revisão bibliográfica e do senso comum, objetivamos conhecer as representações físicas da emoção surpresa.
Para começar citamos algumas definições das emoções para aslguns autores:
“…O sistema emocional é um sistema genético de informação, mediante o qual o cérebro informa o indivíduo, a si, leitor, ou a mim, escritor, sobre o que deve fazer, quando e como, e o grau de urgência ou de emergência do trabalho que deve ser realizado. É um processo idêntico ao que acontece entre o controlo automático de um avião e o piloto. A diferença reside nos meios ou canais de informação que o computador emocional utiliza: desencadeamento de sentimentos concretos (dor de dentes ou vontade de comer) e de intensidade matematicamente exacta (ligeiro desejo de eliminar, do sistema digestivo, sólidos, líquidos ou gases, ou desejo vivíssimo em caso de emergência)…”(Jáuregui, 2001, pag 22)
“ A representação das emoçoes são conjuntos complicados de respostas químicas e neurais que formam um padrão; todas as emoções desempenham um papel regulador que conduz, de uma ou de outra forma, à criação de circunstâncias vatajosas para o organismo que manifesta o fenómeno, as emoções dizem respeito à vida de um organismo, mais precisamente ao seu corpo; a finalidade das emoções é ajudar o organismo a manter a vida” (Damásio, 2008, p72).
Todas as pessoas