comedouro
INTRODUÇÃO 2
MÉTODO 3
INSTRUMENTOS 3
PROCEDIMENTOS 4
RESULTADOS 5
CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8
ANEXO 9
INTRODUÇÃO
O objetivo do teste proponha ou era saber qual a porcentagem de reconhecimento correto de emoções manifestadas por expressões faciais apresentadas nas fotografias em anexo.
Em estudo, podemos dizer que expressões faciais revelam uma diversidade de emoções básicas. Nascemos sabendo identificar algumas expressões faciais, gestos e posturas e também ao longo da vida aprendemos várias outras.
A comunicação não verbal, por vezes chamada linguagem corporal, é o envio de mensagens através de expressões faciais, gestos, movimentos corporais e até tons de voz.
Comprovando o pressuposto de Darwin estas expressões estão presentes em todas as culturas e em todas as épocas da história, também registradas em estátuas e pinturas.
Existem sinais específicos para cada emoção, que podem se manifestar como uma combinação (vários sinais juntos) ou apenas um.
Segundo (Ekman e Friesen 1975) numa pesquisa realizada com diversas pessoas, com seus respectivos interesses e diversas regiões onde verificaram que independentemente de suas culturas demonstram grande concordância na identificação de expressões quanto a emoções, puderam concluir que pessoas mesmo de diferentes culturas, sendo assim as emoções partem de bases biológicas.
MÉTODO
SUJEITOS:
No método de pesquisa foi aplicado um teste de reconhecimento de emoções através de expressões faciais.
Os sujeitos testados estavam entre amigos, familiares e conhecidos, com idade variada de 20 a 40 anos, sendo 10 homens e 10 mulheres.
INTRUMENTOS:
No teste utilizamos quatro fotos coloridas, impressas em papel sulfite, que apresentava as seguintes expressões: FOTO 1-ALEGRIA; FOTO 2-RAIVA; FOTO 3-SURPRESA; FOTO 4-TRISTEZA.
Fonte das fotos (fotos de Eliana