anacultura

1638 palavras 7 páginas
ANACULTURA
INTRODUÇÃO
Anacultura é a criação de marrecos. A exploração da Anacultura ainda não tem a mesma dimensão da avicultura, que ocupa uma posição privilegiada em relação a outras explorações agropecuárias, e detém grande parte do acervo tecnológico do setor. Santa Catarina responde por 75% da produção de marrecos do país.
Antes de se iniciar uma produção de marrecos existem alguns aspectos a ser observados principalmente em relação às construções destinadas a criação. E também aspectos ambientais que possam interferir na produção animal.
CONSTRUÇÕES
As dimensões das instalações devem ser adequadas ao clima regional. O ambiente dos alojamentos atua como elemento minimizador do estresse térmico para matrizes em certas condições de clima.
O tamanho e o tipo das instalações dependerão do tamanho do negócio que o produtor quer realizar. Para uma produção caseira, os marrecos podem ser criados em cercados de tela contendo um pequeno lago feito de concreto e uma área coberta onde ficarão os ninhos, o comedouros e os bebedouros. Para uma criação em grande escala o produtor precisará um de um galpão para alojamento das aves durante a noite. No caso de produção de ovos o galpão deverá conter também os ninhos uma área coberta onde ficarão os bebedouros e comedouros um lago artificial para melhorar a taxa de fertilidade do plantel.
1.2- Componentes da granja
A granja deve ter os galpões para as aves. Levando em conta a densidade normal de aves por galpão, a largura deve ser definida de acordo com o clima.
8,00 m a 10,00m para clima úmido
10,00 a 14,00m para clima quente e seco.
O piso deve ser de concreto, e deve ser considerada uma declividade de 2% em direção a uma canaleta, para facilitar a drenagem da umidade da cama. O galpão deve ser construído com as portas no sentido leste- oeste, e as paredes laterais no sentido norte-sul com muretas de 20 a 40cm, e cercadas com telas metálicas de aproximadamente 2,5cm de diâmetro, para evitar a entrada de aves da

Relacionados

  • Trabalho
    15889 palavras | 64 páginas