relatório treino ao comedouro
FACULDADE DA ALTA PAULISTA
RELATÓRIO – PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
AGOSTO/2013
1. OBJETIVO
O segundo procedimento é nomeado Treino ao Comedouro, tende a ensinar o Sniffy onde haverá alimento ; Cujo a motivação do sujeito – rato será feita ensinando ele a conhecer o local onde ocorrerá a liberação das pelotas de comida, quando o comedouro for acionado, ou a barra for pressionada.
Esse procedimento ocorre através de reforçamento positivo, fazendo com que haja uma possibilidade do animal aproximar-se do comedouro , e assim comer as pelotas de alimento disponíveis, através da união do som de acordo a pressa a barra.
O objetivo deste exercício é, fazer com que o Sniffy, associe o som da barra, localizada a cima da bandeja de alimento, á liberação das pelotas de comida.
2. METODOLOGIA
2.1 Sujeito
O sujeito para a realização do experimento foi um rato branco sem distinção de sexo, controlado por um programa eletrônico virtual denominado Sniffy Pro, versão 2.2. Esse novo método de estudo é utilizado por conseqüências do sujeito – rato, a não sofrer com os atos ao ser utilizado como um objeto vivo. O experimento virtual pode oferecer as mesmas funções para realizar um experimento.
2.2 Ambiente, Materiais e Instrumentos Como o experimento foi realizado por um programa virtual, o ambiente foi um laboratório de informática. O objetivo do programa Sniffy Pro é possibilitar ao usuário uma ação idêntica á própria caixa manual de Skinner.
Sendo o modo virtual de uma caixa, é formada de uma estrutura quadrangular e equipada com: barra de deliberação de comida – um fator que diferencia do experimento original, que proporcionava água ao pressionar á barra; uma ilustração de um bebedouro, uma parede compassiva com dispositivos sonoros e visuais que são controlados pelo usuário,