Analisando expressões faciais
O trabalho apresentado a seguir tem o objetivo de propor o reconhecimento das expressões faciais mostradas em quatro fotos, as quais representavam as emoções alegria, raiva, surpresa e tristeza, oferecendo aos sujeitos pesquisados as seguintes opções de escolha: alegria; amor; angústia; ciúmes; inveja; nojo; raiva; surpresa; tristeza e vergonha, e analisar em seguida a diferença dos resultados encontrados entre homens e mulheres.
O tema central discorre sobre emoções e, segundo Weiten (2002), emoção é uma experiência subjetiva, acompanhada de uma estimulação corporal com movimentos característicos, em outras palavras, as emoções são expressas através de linguagem corporal ou comportamento não-verbal.
Estima-se que os músculos da face da espécie humana possam criar mais de 7 mil expressões diferentes o que torna a capacidade de identificação do sentido emocional das expressões humanas algo de extrema importância (Weiten, 2002).
Finalizando, as expressões ajudam a identificar a emoção sentida e, segundo Myers (2012), as emoções são fundamentais e dão cor a vida, podem nos salvar em momentos de perigo ou nos perturbar em momentos de estresse.
2. MÉTODO:
Descrevemos abaixo o método de coleta de dados utilizado para o levantamento da amostragem.
Sujeitos:
Foram selecionadas 12 pessoas, sendo 6 homens e 6 mulheres, na faixa etária de 20 a 30 anos, de diferentes profissões, renda e escolaridade variadas entre amigos, familiares e conhecidos dos alunos.
Instrumentos:
Foram utilizadas pelos alunos quatro fotos coloridas, impressas em papel, de um modelo apresentando expressões faciais das seguintes emoções:
Foto 1: ALEGRIA
Foto 2: RAIVA
Foto3: SURPRESA
Foto 4: TRISTEZA
Esses quatro nomes das emoções não apareceram nas fotos mostradas aos sujeitos.
Abaixo de cada foto apresentada havia uma lista de palavras em ordem alfabética: 1)Alegria; 2)Amor; 3)Angústia; 4)Ciúmes; 5) Inveja; 6) Nojo; 7) Raiva; 8)