perfuratriz/brocas
MD6240
Perfuratrizes giratórias
MD6290
Perfuratrizes giratórias
MD6420D
No processo de produção das indústrias de petróleo, a perfuração, executada pelas brocas, é a atividade que demanda mais investimentos, em menos tempo em relação aos outros processos. As brocas têm por objetivo, promover uma ruptura e desagregação das formações rochosas, sendo necessário para isso um estudo considerando a parte econômica e seu desempenho. A broca é a peça fundamental para o processo de perfuração, que deve ser bem selecionada de acordo com a situação em que o poço se encontra, pois existem diferentes tipos de brocas para cada condição do poço. A escolha do tipo e do diâmetro da broca depende do objetivo da pesquisa, profundidade a ser atingida e tipo de formação geológica. As brocas são instrumentos que, em movimento de rotação são capazes de perfurar o solo de forma circular. São definidas previamente com base em estudos geológico, pois é de altíssimo custo e se perde muito tempo em uma troca. Portanto, o plano de brocas deve ser bem programado.
Existem dois tipos de brocas:
1. A draga que pode ser formada por lâminas de aço, diamante natural ou PDC;
1. Cones tricônicas que dividem-se pelas seguintes características:
1. Tem rolamentos e pode ser selada, não selada e journal;
2. Tem estrutura cortante e pode ser de dentes de aço ou insertos.
1. Brocas sem partes móveis
É um tipo de broca que por não possuir partes móveis e rolamentos, diminui a possibilidade de falha.
2. Broca integral de lâmina de aço
Conhecidas como rabo de peixe (fish tail), perfuram por cisalhamento e sua estrutura cortante possui vida útil muito curta e quase não são utilizadas.
3. Brocas de diamantes naturais
Perfuram por esmerilhamento, melhor desempenho que a fish tail. Hoje são usadas em testemunhagem e em formações extremamente duras e abrasivas.
1. Testemunhagem: é uma operação especial feita no poço durante a