Perfuratrizes - Mineração
A perfuração de rochas é a primeira operação de desmonte de rochas. Seu principal objetivo é abrir furos de maneira com estes furos estejam distribuidos e tenham tamanho adequado para o alojamento de cargas de explosivos e acessórios iniciadores. Como exemplo de acessorios iniciadores podemos citar os clipes de ligação e a espoleta eletrica.
Os tipos de trabalho na qual a perfuração é aplicada:
· Perfuração de banco - espaços que ficam no local (bancada)
· Perfuração de produção - a partir da mesma perfuração de banco, o material retirado é produto (possui minerio e estério)
· Perfuração de chaminés - que serve para tubulação (passagem de ar e resfriamento) ou para a passagem do minério.
· Perfuração de poços
· Perfuração de rocha - capeamento e reforços de rochas
Métodos de perfurações:
O e quipamento usado na perfuração é a perfuratriz, onde é introduzida a broca (haste metálica) com pastilhas na extremidade (material duro) que perfura a rocha
1 - Perfuração por pressão - O trabalho é manual, é o método mais comum de perfuração para a maioria das rochas
· Funcionamento - A perfuratriz realiza golpes, após duas percursões, reproduz um movimento de rotação (produz um giro na broca). Ou seja, produz dois movimentos distintos e independentes: Golpeamento da broca, seguindo de rotação da broca (uma rotação de pequeno arco de circulo) e a introdução de ar ou água de limpeza.
Existem três sistemas na perfuratris:
· Sistema de percussão: As percurssões sobre a broca são produzidas por um pistão que se movimenta dentro de um cilindro, acionado para cima e para baixo por impulsão provocada pelo ar comprimido. O ar comprimido efetua a limpeza dos furos e a refrigeração das brocas. A velocidade de penetração da broca na rocha que está sendo perfurada é diretamente proporcional à quantidade de rocha efetivamente demolida dentro do furo em um determinado tempo. A quantidade de rocha demolida no furo é diretamente proporcional à