Trabalho Perfuratrizes
Curso Técnico em Mineração
Perfuração de Rocha: Classificação das Perfuratrizes
Professor Márcio Greick
Miraí – MG
Maio – 2012
Centro Técnico de Educação Profissional
Curso Técnico em Mineração
Perfuração de Rocha: Classificação das Perfuratrizes
Trabalho apresentado pelo aluno Thiago de Meira Rezende ao professor Márcio Greick da disciplina Pesquisa e Lavra II.
Miraí – MG
Maio - 2012
Resumo
Este trabalho desenvolve uma pequena e enriquecedora análise referente à classificação das perfuratrizes no que diz respeito à área da mineração, incluindo a sua utilização perante as diversas rochas.
Abertura de um túnel em rocha, em 1850.
A mão do homem foi gradativamente substituída pela máquina e, consequentemente, introduziram-se as perfuratrizes e aperfeiçoaram-se as brocas, adaptando-as de acordo com o tipo de trabalho específico na área da mineração.
Perfuração de Rocha As rochas duras necessitam de explosivos para serem desmontadas e, consequentemente, exploradas. Para inserir o explosivo na rocha, é necessário existir furos adequados. Sendo que tais furos são concretizados com equipamentos denominados perfuratrizes.
Objetivos
Amostras geológicas;
Determinação das propriedades físicas;
Identificação mineralógica;
Escavação ( explosivos ).
Classificação das Perfuratrizes As perfuratrizes usadas na escavação de rocha são classificadas em: Percussivas, Rotativas, Percussivo- rotativas e Furo- abaixo.
Perfuratrizes Percussivas
São aquelas que reproduzem o trabalho manual de perfuração em rocha caracterizada por dois movimentos distintos e independentes: golpeamento da broca, seguido de uma pequena rotação da mesma.
Produzindo um giro da broca imediatamente a cada golpe.