Trabalho de psicologia 2
Questões do cap. 4
1 – O que são estereótipos?
Estereótipo são generalizações que as pessoas fazem sobre comportamentos ou características de outros. Estereótipo significa impressão sólida, e pode ser sobre a aparência, roupas, comportamento, cultura etc.
Estereótipo são pressupostos sobre determinadas pessoas, muitas vezes eles acontecem sem ter conhecimento sobre grupos sociais ou características de indivíduos, como a aparência, condições financeiro, comportamento, sexualidade etc.
O conceito de estereótipo foi criado em 1922, pelo escrito estadunidense Walter Lippmann. É bastante confundido com preconceito, uma vez que estereótipo acabam se convertendo em rótulos, muitas vezes, pejorativos e causando impacto negativo nos outros. Também porque é uma noção preconcebida e muitas vezes automática, que é incutida no subconsciente pela sociedade.
Estereótipo é geralmente um conceito infundado sobre algo e é geralmente depreciativo, que as pessoas se baseiam em opiniões alheias e as tornam como verdadeiras. O Estereótipo também faz parte do racismo, xenofobia e intolerância religiosa.
Existem estereótipos positivos também, por exemplo, o Brasil ser conhecido como o país do futebol, isso demonstra uma grande qualidade da seleção e dos jogadores brasileiros.
2 – O que você entende por rotulação?
A rotulação estabelece as formas de representação, de apresentação da informação, definindo signos para cada elemento informativo. Um rótulo pode ser textual e não-textual, e é a partir dele que a linguagem de um website torna-se ou não, clara, compreensível e sem ambiguidades. Rotulação é uma forma de representação. Assim como usamos palavras para representar conceitos e pensamentos, usamos rótulos para representar maiores blocos de informações.
3 – Quais as três componentes constitutivos do preconceito?
Assim como as atitudes em geral, o