Trabalho Psicologia Forense 2 NPC
FACULDADE MARTHA FALCÃO – FMF
CURSO DE DIREITO
TRABALHO DE PSICOLOGIA FORENSE
A AGRESSIDADE HUMANA: CARACTERÍSTICA INATA OU ADQUIRIDA?
Gabriel Drumond Gonzaga
Marck Clarc Moutinho da Silva Júnior
Bárbara Taynah Matos de Souza
Felipe Lima da Costa
Tainá Maria da Graça Barroso
Rívea Karina Martins Aragão
Sumiê Yoshihara
MANAUS – AM
1. Introdução
O presente trabalho tem como objetivo principal não definir de maneira categórica sobre a origem da agressividade do homem, mas sim delinear seus vários aspectos e emprestar uma visão particular sobre uma possível característica inata ou adquirida desse peculiar comportamento humano. A partir das várias formas de agressividade e violência apresentadas no filme “O Senhor das Moscas” e pesquisadas em diversos trabalhos de renomados cientistas, tentaremos definir nossa percepção quanto uma origem do comportamento agressivo do homem. A seguir traçaremos um paralelo de algumas cenas e situações do filme e as características genéticas ou aprendidas da agressividade.
2. Agressividade Inata
No filme, um grupo de meninos de uma escola militar encontra-se perdidos em uma ilha deserta depois de um acidente aéreo. No principio podia se observar certa alegria por não haver adultos, aulas e regras. Mas como é comum nessas situações, logo surgiu um líder, indicando uma tendência do ser humano a ter uma facilidade maior de se interagir em grupos organizados. As determinações, num primeiro momento, foram aceitas por todos. Entretanto puderam-se observar alguns relutantes quanto a essa organização, destacando-se aí o menino Jack. Dividiu-se, então, a prática de tarefas para a sobrevivência até que fossem resgatados.
Não obstante, Jack sugere que se dediquem somente à caça e às brincadeiras, se recusando a participar das tais tarefas que caberiam a todos, fazendo com que nascesse uma discórdia entre alguns e, assim, outros do grupo se juntaram a ele, desfazendo-se assim a união de um