Trabalho De Psicologia Pronto 2
Curso de Serviço Social
Disciplina Psicologia Social e Comunicação
Nome do tutor presencial: Jacira Maria do Nascimento
Nome do tutor à distância: Lucia Aparecida Pereira Gavilan
Nome e RA de cada participante:
Angélica da Silva Amorim.
RA. 4573886800 asa.angelica@hotmail.com
Marinalva Alves de Faria. RA. 3808617261 marinalva.alves.faria@hotmail.com
Maria Dolores da Silva.
RA. 3808624059 dolorestimao@hotmail.com
Cidade Itapecerica da Serra. Data 17 a 24/04/2013
Humilhação Social. Um Problema Político em Psicologia
A humilhação social é uma modalidade de angustia disparada pelo impacto traumático das classes. Com a desigualdade causada pelo processo do capitalismo o proletariado que constantemente vai à busca de realizar suas necessidades familiares e pessoais se vê na ilusão de que nunca alcançara o patamar daquele, que o submete a exploração física, mental.
Nessa busca angustiante de se ter o melhor ou em se tornar o melhor é que o individuo acaba por se sentir humilhado, pois não teve as oportunidades que o seu feitor.
Ao discutirmos o texto compreendemos que o capitalismo contribui com a falta de esperança do individuo, pois a cobrança dos seus feitos é tanta que ele caindo no anonimato.
Em Bossi; E1987, P16-7neste capitulo o autor deixa claro que o antagonismo das divisões sociais a falta do olhar para com os índios, negros, mulatos e descendente de escravos, todas as culturas diferentes não são aceitas e sim consideradas erradas. Com isso esses indivíduos perdem sua identidade e são forçados a conviver com o hábito do seu senhor. O trabalhador do campo é uma visão clara de humilhação social, ao deixar suas terras para viverem nas cidades grandes, ás famílias são obrigadas a interromper a sua cultura de vida. Ao