trabalho de plagio 1
José Gledson da Silva Gomes
Professor: Emanuel Marcondes
Resumo
Nos meios acadêmicos, alunos de graduação apresentar trabalhos inteiros com cópia integral de textos obtidos da internet, talvez pela falta de conhecimento de que isso é caracterizado como fraude, e fraude é crime! Temos que defendo a ideia do trabalho individual baseado na experiência e nas publicações passadas, mas sem apropriações indébitas de trabalhos de outros.
Introdução
O que é plagio eletrônico? O plagio trata-se de um copia indevida indecentemente fiel ou não escrita por outra pessoa seja ela na (musica, trabalha acadêmico, copia de senha, imagem etc.). Funciona como uma copia onde alguém assina ou apresenta como se fosse da própria pessoa, mas sendo de outro autor. " Portanto, deduzimos que o plágio inclui tanto a cópia de palavra por palavra de um determinado trabalho quanto uma imitação, mesmo que pequena. Fazer uso de sinônimos e de outras palavras para mudar o texto não é uma desculpa para o plágio.De acordo com a ABNT (Associação Brasileira de Normas e Técnicas) isso é a citação indireta.
Por que o plagio eletrônico cresce cada vez mais rápido?
Essa prática, além de ilegal é antiética. Infelizmente, os sites que vendem trabalhos e pesquisas acadêmicas pela internet colaboram com o plágio. O comprador apenas faz o pagamento, que geralmente é um preço alto, e recebe a obra pronta para ser entregue para o professor. Nesses sites de venda, há pessoas que fazem vários trabalhos somente para comercialização. Segundo o sociólogo José Pastore, “A manutenção da ética nos estudos é tão importante quanto a preservação da ética no trabalho […]”. Além destes sites, muitos alunos, na hora de elaborar seus trabalhos para o colégio ou faculdade, pesquisam na internet sobre o tema e vão copiando e colando vários textos, de autores diferentes, sem citar referências ou créditos. Ou ainda, muitos alunos também imprimem trabalhos inteiros retirados da internet, colocam seu nome e